« Home 

quarta-feira, dezembro 28, 2005 

Jussara, um câncer e um sorriso estampado no rosto

Na luta diária da vida há aqueles que não conhecem os sacrifícios porque já nasceram dispondo de tudo que precisam, do supérfluo ao essencial. Há, entretanto, aqueles que suam para conseguir e mal conseguem o indispensável para sua subsistência. As dificuldades que se têm em Tefé são mínimas diante de quem está, por exemplo, numa cidade como Manaus, onde você paga até para pensar. - Calma! Isso é só uma hipérbole, mas convenhamos, viver na capital requer, no mínimo, uma fonte de renda compatível com as nossas necessidades mais básicas, tais como: transporte, alimentação, habitação e etc. Vestir nós conseguimos, usando a roupa que levamos no recreio; senão é melhor voltar para o interior. As dificuldades se multiplicam proporcionalmente à experiência de vida que você tem, à escolaridade, à profissão e assim sucessivamente. Mas o tempo passa e se você for disciplinado e estiver com um objetivo bem definido a sua força de vontade superará as suas primeiras dificuldades, com certeza, acabarão sendo superadas. O sucesso ou insucesso dessa empreitada será o reflexo de suas próprias atitudes.
Agora imagine você vivendo uma vida normal, gozando de saúde, já está na faculdade, se não estiver, mas sabe que poderá entrar na hora que decidir que isso é importante. Imagine que você tenha um emprego e já consegue atender até alguns sonhos de consumo como, por exemplo, ter um celular, comprar a roupa que deseja, etc. O essencial dá espaço ao supérfluo e você quer e quer cada vez mais. Mas sempre chega um dia que você é acometido por um momento vazio, tristeza, aqueles sentimentos típicos de quem está faltando alguma coisa. Talvez esteja faltando Deus na sua vida, ou talvez tudo isso seja resultado de uma grande frustração ou simplesmente uma desilusão qualquer que a vida tenha colocado no seu caminho. Então você sofre e sofre, passa a levar a vida como se a sua fosse a pior de todas. Agora imagine você com um câncer, fazendo uma quimioterapia, já não bastasse o desconforto de todos os efeitos colaterais que são caudados pelo tratamento. Você vê aquela mudança radical no seu corpo, fio a fio de cabelo caindo e, de repente, você se olha no espelho e ver que você já não é a mesma pessoa. Aí entra você, - ou morre de depressão ou suporta o tratamento. – Conheço alguém que faz mais do que isso: é feliz!!! – A Sarinha, como alguns a chamam. Jussara é natural de Tefé, tem 19 anos, há onze meses teve um câncer diagnosticado e agora faz quimioterapia na fundação CECON em Manaus, o tratamento deve durar cinco anos. Sarinha esboça um sorriso e fala com simplicidade e felicidade da vida como poucos. Talvez esta história sirva para você.
Entre o paralelo de uma vida difícil no interior e na capital, entre você está bem ou não é apenas uma analogia entre as diferentes formas de viver a vida ou às maneiras diferentes de buscar as suas conquistas e encarar as dificuldades que ela nos acomete. Quero homenagear aqui a Jussara porque é um exemplo de vida para todos e em qualquer lugar.
Que essa história seja um referencial para sua vida toda e não apenas para 2006.

a ju eh linda d+++...
naum eh a toa q ela eh minha prima..
te dolu mana...
tow torcendo muito por ela...

A Jussara é uma mulher guerreira, ela vai superar esse obstaculo que surgiu na vida dela, e tenho certeza que os amigos dela em especial eu iremos ajudá-la, pois ela precisa ser mto forte, e precisa agora mais do q nunk do nosso companheirismo. Te Adoro JU, e Deus vai nos ajudar a vencer mais essa, pois stou cntg. Bjos fik cm Deus.

Postar um comentário

Quem é Raifran?

  • I'm Raifran Brandão Araújo
  • From Zé Doca, Ma - Tefé/Am, Brazil
  • A internet é esse fantástico mundo sem fronteiras e me sinto no dever de fazer dela um elo de comunicação entre a sociedade e a informação. Denunciar, criticar, sugerir e tudo que possa valorizar a sociedade e o espaço democrático. “Não podemos deixar que os desmandos das oligarquias políticas continuem tirando dos ribeirinhos o sonho de serem cidadãos". É preciso criar uma ruptura cultural e este espaço valoriza isso”. Sou Idealista, poeta amador, diretor e fundador do Jornal Folha de Tefé, lançado em 25/08/2007 e O Solimões.
Meu Perfil

Previous posts

Powered by Blogger
and Marcelo Braga