« Home | Jussara, um câncer e um sorriso estampado no rosto » 

quarta-feira, dezembro 28, 2005 

Tefeense ganha concurso nacional e irá para os Estados Unidos

Há estrelas que brilham no auge de sua maturidade, há estrelas que nunca brilham, mas há aquelas que já nascem brilhando. Quando tive a oportunidade de ministrar aulas de inglês para crianças aqui em Tefé, percebi que uma criança se destacava das demais, foi fácil observar que aquela precoce garota, aos oito anos de idade tinha algo diferente das outras. Sua concentração, aplicação e responsabilidade eram extremantes precoces. Penso que todos os adjetivos que eu vier a colocar aqui serão poucos para defini-la. Faço questão de dizer que esta é uma tefeense digna do orgulho de um bom cidadão. Que isso sirva de exemplo para os nossos políticos, do mais novos aos mais velhos e que a dignifiquem com a homenagem e honra que esta jovem cidadã tefeense merece, porque trouxe para perto de si um horizonte roubado, buscou no seu esforço individual e no simples desejo de ser melhor, uma grande oportunidade para a sua vida. Quiçá esteja para nascer um político com a mesma índole e Tefé possa se orgulhar, não apenas de uma precoce jovem que desejava falar inglês, mas de um político que não precisaria ser muito, bastaria amar o seu povo e desejá-lo ser um bom cidadão, dando a ele um bom exemplo de caráter, honestidade e de administração.
Parabéns Lílian, você deu ao povo tefeense o que nenhum político dar: orgulho de ser tefeense. Parabéns também a sua mãe-pai que soube administrar a sua inteligência e te deu responsabilidade na hora certa.

Veja abaixo detalhes de todas as fases do concurso:

Programa Jovens Embaixadores: Uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada norte-americana voltada para adolescentes de 15 a 18 anos da rede pública de ensino, que tenham perfil de destaque, liderança e consciência cidadã, proporcionando um intercâmbio para os EUA de duas semanas.

Perfil Básico: São muitos os requisitos para participar do programa. O jovem precisa ter ente 15 a 18 anos de idade, ser estudante do ensino médio na rede pública, nunca ter viajado para o exterior e ter boa fluência oral e escrita em inglês. Além disso, o desempenho escolar, atividade pro-ativas e a participação em atividades de responsabilidade social e voluntariado são essenciais para os concorrentes.

Processo Seletivo: Após a inscrição, foram escolhidos vinte e cinco jovens de uma seleção de mais de dois mil candidatos interessados em participar do intercâmbio cultural, passaram por quatro fases eliminatórias em seus Estados. Em Manaus, depois da eliminação dos inscritos que não preenchiam os pré-requisitos, 42 alunos fizeram um exame escrito. Destes, apenas oito passaram para a próxima fase, na qual foram feitas entrevistas orais. Na última etapa de seleção, os seis jovens com melhores resultados nas etapas anteriores foram visitados em suas casas por representantes de uma instituição parceira da organização do programa. A seleção final foi feita pela embaixada.

Viagem: Com partida prevista para o dia 11 de janeiro, os 25 jovens escolhidos em todo Brasil, irão passar a primeira semana em Washington D.C, onde visitarão escolas da região. Na segunda semana, seguirão para um Estado-anfitrião, onde ficarão hospedados em casas de famílias, freqüentarão aulas de ensino médio (high schools) americanas e farão apresentações sobre o Brasil e seus Estados de origem.
Do Amazonas, foram escolhidas duas jovens: Heliene Palmira Araújo e Lílian Cléa Rodrigues Alves.

Depoimento: “Foi uma grande surpresa saber que fui escolhida para o programa, e agora que a viagem está cada vez mais perto, estou muito ansiosa pelo que me aguarda lá. Espero representar bem o Brasil e meu Estado, mostrando nossa cultura e nossos valores. E creio que muitas portas se abrirão após essa oportunidade”, Lílian.

Quem é Raifran?

  • I'm Raifran Brandão Araújo
  • From Zé Doca, Ma - Tefé/Am, Brazil
  • A internet é esse fantástico mundo sem fronteiras e me sinto no dever de fazer dela um elo de comunicação entre a sociedade e a informação. Denunciar, criticar, sugerir e tudo que possa valorizar a sociedade e o espaço democrático. “Não podemos deixar que os desmandos das oligarquias políticas continuem tirando dos ribeirinhos o sonho de serem cidadãos". É preciso criar uma ruptura cultural e este espaço valoriza isso”. Sou Idealista, poeta amador, diretor e fundador do Jornal Folha de Tefé, lançado em 25/08/2007 e O Solimões.
Meu Perfil
Powered by Blogger
and Marcelo Braga