« Home | Princesa do Solimões » | Sidônio, um ano de administração » | Tefeense ganha concurso nacional e irá para os Est... » | Jussara, um câncer e um sorriso estampado no rosto » 

sexta-feira, janeiro 20, 2006 

CONGRESSO NACIONAL OU VERGONHA NACIONAL ?

Não bastassem as duas passagens aéreas que um parlamentar tem direito por mês, um apartamento funcional, um salário de R$ 8.000,00, uma exorbitante verba de gabinete para contratação de assessoria de R$ 20.000,00 mensais e ainda goza férias de três meses. – Claro! Eles não são trabalhadores. Nem poderiam ser considerados. Isso mostra porque é tão cobiçada e disputada uma vaga no Congresso Nacional. Vida de deputado e senador é sinônimo de conforto, pouco trabalho, muito dinheiro e influência.
O sonho de JK começou a se realizar no plano de metas. Fazer o Brasil crescer 50 anos em apenas cinco, este era o lema de JK. Em 1960 nasce Brasília, cercada por pequenas habitações que abrigavam as centenas de famílias nordestinas que migraram para o planalto central para a construção da nova capital federal e ali alimentar seus sonhos de um futuro melhor. Dava-se ali o início da interiorização do Brasil. Brasília seria um elo entre o país desenvolvido e o país despovoado do Norte. O sonho contou com a colaboração do singular arquiteto Oscar Niemayer e do urbanista Lúcio Costa. Brasília nasceu do sonho de um presidente que tinha como obstinação o desenvolvimento de seu país. O futuro veio e as pequenas habitações, hoje, viraram as cidades satélites do Distrito Federal, tais como, Guará, Taguatinga, Gama e outras. O sonho de JK, Brasília, virou pesadelo quando ali abrigou os homens ferrenhos da ditadura militar e no mais famoso Ato Institucional de número cinco, o AI V, como ficou conhecido, que representou, sem dúvida, o maior atentado aos direitos e garantias individuais e coletivos do povo brasileiro, Brasília envergonhou seu idealizador. Restou o consolo para a juventude que enquanto os militares reprimiam, os jovens se uniam para dá um rumo novo ao rock nacional. Nos porões e garagens da nova capital federal deu início a uma legião de bandas de rock que teve seu auge no início da década de 80, quando surgiram o Capital Inicial, Legião Urbana, Paralamas de Sucesso e os Raimundos, entre outras. Daí entraram em cena outros importantes líderes como Dante de Oliveira, Ulisses Guimarães, Tancredo Neve e outros não menos importantes e passamos pela transição democrática para finalmente chegarmos à tão sonhada democracia brasileira. Mas para quem imaginava que o fim da ditadura representava também o fim da vergonha nacional se enganou. Hoje, Brasília é também o paraíso dos colarinhos brancos, políticos corruptos, muito esquema e entre um escândalo e outro há sempre o empobrecimento de uma nação cada vez mais cética em seus representantes parlamentares.
A capital federal chama a atenção pelo seu arrojo arquitetônico, avenidas largas, o verde quase sempre presente em gramas e jardins para todos os lados, as explanadas dos ministérios e as praças três poderes dão um ar de importância à cidade, e não poderia ser diferente já que dali saem as decisões mais importantes do país. Com tanta beleza e modernidade ela seria perfeita não fosse a imperfeição dos políticos que nela habitam, ofuscando todo seu encanto e beleza, não apenas de uma cidade capital, mas, acima de tudo, que ofusca o brilho e o orgulho de ser brasileiro.
Ironicamente há sobre o Memorial JK uma escultura dele próprio na direção da praça dos três poderes (local onde estão as três cúpulas dos poderes da república: Legislativo, Executivo e Judiciário). Na escultura, JK aparece com o braço direito levantado como se estivesse saudando seu povo, hoje, certamente, se tivéssemos de ouvir de JK o que representa aquele braço levantado ele certamente diria que estaria se dirigindo ao parlamento brasileiro: - saiam, saiam todos! – Devolvam o dinheiro do povo!!! Vocês me envergonham!!! A essa altura os deputados já estariam chegando aos seus estados de origem e pelos cantos do congresso sairiam correndo, quem diria, os nossos ilustres senadores Athur Neto e puxando, quem sabe, ainda com dúvida se devolveria ou não o dinheiro aquele que representa uma das poucas esperanças de honestidade, o nosso querido Jefferson Perez. Mas nem este teve a dignidade de recusar tão vergonhosa fortuna.
E a assim vivemos nós, o povo brasileiro, esperando de ano em ano uma mudança que parece nunca chegar, mas continuemos lutando, de voto em voto tiro e boto, faço o político deputado, senador, governador, prefeito e também vereador. Eles sempre dependerão de nós, ainda que seja de tempo em tempo.

(RAIFRAN BRANDÃO ARAÚJO)

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Valeu ai brother...

Valeu ai brother... 'e isso ai mano

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair restoration surgery[/url]

Postar um comentário

Quem é Raifran?

  • I'm Raifran Brandão Araújo
  • From Zé Doca, Ma - Tefé/Am, Brazil
  • A internet é esse fantástico mundo sem fronteiras e me sinto no dever de fazer dela um elo de comunicação entre a sociedade e a informação. Denunciar, criticar, sugerir e tudo que possa valorizar a sociedade e o espaço democrático. “Não podemos deixar que os desmandos das oligarquias políticas continuem tirando dos ribeirinhos o sonho de serem cidadãos". É preciso criar uma ruptura cultural e este espaço valoriza isso”. Sou Idealista, poeta amador, diretor e fundador do Jornal Folha de Tefé, lançado em 25/08/2007 e O Solimões.
Meu Perfil
Powered by Blogger
and Marcelo Braga